Atividades de interpretação com texto Etimologia


exercício-enem-interpretacao-descomplica (4)A redação do Enem, como muitos de vocês já sabem, será corrigida por dois corretores dando uma nota de 0 a 200 para cada uma das cinco competências (Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreender a proposta da redação; selecionar, compreender, organizar e interpretar informações; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção do argumento e elaborar proposta para em relação ao tema apresentado). Em caso de discordância nas notas da redação do Enem, entre dois corretores, haverá um terceiro corretor. Lembrando que a redação só será corrigida apenas se estiver escrita de caneta na cor preta e folha da redação.

Lista de exercícios de Português

LEIA O TEXTO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 15 A 18.

Etimologia estuda o surgimento das palavras

Thaís Nicoleti de Camargo*
Especial para a Folha de S. Paulo

As línguas, como as civilizações, têm história. Isso quer dizer que são processos sujeitos a transformações. Desse enfoque se ocupa a gramática histórica e, em particular, a etimologia, que é o estudo da origem das palavras. Determinar com precisão o nascedouro das palavras é tarefa das mais difíceis e nem sempre levada a termo.

Muitas vezes depara o estudioso com a ausência de documentação, caso dos muitos vocábulos de feição nitidamente popular. O verbo "pifar", sinônimo de "enguiçar" ou "falhar", segundo o professor Gladstone Chaves de Melo, teria nascido da onomatopéia do ruído emitido por um carro com carburador desregulado. E prova da vitalidade da palavra é que, mesmo tendo a tecnologia aposentado o carburador, tão bem substituído pela injeção eletrônica, continuam os carros a pifar por diferentes motivos.

Há nomes próprios que se convertem em nomes comuns. Quantas vezes você já terá empregado o nome "Aurélio", do nosso conhecido dicionarista, como um sinônimo da obra que o tornou tão famoso? Chamar um dicionário, qualquer um, de "aurélio" é lançar mão de um dos mais vitais processos de formação de palavras da língua, a derivação imprópria. É o caso da lâmina de barbear, a "gilete", que tomou emprestado o sobrenome de seu inventor. "Carrasco" vem do nome de um algoz que teria vivido em Lisboa na Idade Média.

A palavra "embora" tem sua origem na locução "em boa hora" (Vá-se "embora"). Três radicais se aglutinaram, concorrendo para a sua formação. É o mesmo que ocorre com "fidalgo", na origem "filho d'alikon", o quinhão sagrado da terra, entre os muçulmanos. "Fonseca" vem de "fonte seca"; "morcego", de "rato (mur) cego".

Muitos de nós já tivemos sarampo. Pois saiba que o nome original da doença é "sarampão". É possível que o povo tenha confundido a terminação da palavra com o sufixo "-ão", de aumentativo, e, considerando-o desnecessário, feito o seu talho.

A esse processo chamamos derivação regressiva. A palavra sofre um encolhimento por supressão de sufixo (falso ou verdadeiro). Tal comportamento é mais comum entre verbos que dão origem a substantivos. De "combater", fazemos "combate"; de "lutar", "luta", entre muitos outros.

Em alguns casos, o deverbal (substantivo derivado de verbo) convive com uma forma correlata, não raro operando distinção de uso. De "conservar", nascem "conservação" e o regressivo "conserva"; de "levantar", temos "levantamento" e "levante". O tema é dos mais fascinantes dentro do estudo de uma língua. Vale a pena continuar a discussão e os estudos sobre a formação da língua portuguesa.

QUESTÃO 15 (Descritor: reconhecer objetivo de um texto a partir de relações explícitas ou implícitas.)

Assunto: Língua Portuguesa: variação e mudança/formação de palavras/procedimento de leitura.

O texto III apresenta, como intencionalidade básica,

A) discutir as influências de outras línguas na formação do português brasileiro.

B) criticar a falta de estudos sistemáticos sobre a etimologia das palavras.

C) apresentar alguns processos de formação de palavras.

D) reforçar a importância de outras palavras na construção de novas entradas lexicais.

QUESTÃO 16 (Descritor: depreender de uma afirmação explícita outra afirmação implícita.)

Assunto: Língua Portuguesa: variação e mudança/formação de palavras/procedimento de leitura.

Assinale a alternativa que apresenta uma informação INCORRETA em relação ao texto.

A) Segundo a autora, determinar precisamente a etimologia das palavras é uma tarefa difícil e nem sempre devidamente valorizada.

B) O verbo “pifar” é amplamente utilizado hoje em dia, mas seu uso está restrito ao âmbito automobilístico, uma vez que sua origem está ligada ao carburador de automóveis.

C) De acordo com o texto, há processos de formação de palavras que permitem a aglutinação de mais de um radical, dando origem a novas palavras.

D) A palavra “sarampo”, de acordo com o texto, seria proveniente do vocábulo “sarampão”, no qual o morfema “ão” não representava um sufixo.

QUESTÃO 17 (Descritor: identificar ideia implícita contida no texto.)

Assunto: Língua Portuguesa: variação e mudança/formação de palavras/procedimento de leitura.

A partir da leitura do texto, pode-se afirmar que todos os processos listados abaixo contribuíram para a ampliação do léxico, EXCETO

A) conversão de nomes próprios em nomes comuns.

B) aglutinação de radicais.

C) redução de verbos.

D) empréstimos linguísticos.


QUESTÃO 18 (Descritor: identificar processo de formação de palavras.)

Assunto: Língua Portuguesa: variação e mudança/formação de palavras.

Leia o trecho abaixo, extraído do texto:

“A esse processo chamamos derivação regressiva. A palavra sofre um encolhimento por supressão de sufixo (falso ou verdadeiro). Tal comportamento é mais comum entre verbos que dão origem a substantivos. De "combater", fazemos "combate"; de "lutar", "luta", entre muitos outros.

Em alguns casos, o deverbal (substantivo derivado de verbo) convive com uma forma correlata, não raro operando distinção de uso. De "conservar", nascem "conservação" e o regressivo "conserva"; de "levantar", temos "levantamento" e "levante”.”

Assinale a alternativa em que o par apresentado NÃO exemplifique o caso de derivação explicado acima.

A) Barbear – barba.

B) Comprar – compra.

C) Vender – venda.

D) Atacar – ataque.

Gabarito dos exercícios de Português

QUESTÃO 15

C

QUESTÃO 16

B

QUESTÃO 17

D

QUESTÃO 18

A


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