As questões abaixo tratam de assuntos bastante importantes nas provas como a do Enem, vestibulares e concursos públicos. Trabalhar com a crase é abordar assuntos como a transitividade dos verbos, os termos acessórios, ou melhor, integrantes da oração e ainda a própria regência verbal. Isso é importante ainda mais quando consideramos que a regência pode alterar o sentido dos enunciados. Bem, nem preciso dizer que na redação do Enem, a ter o sentido do seu argumento modificado por causa de um simples sinal gráfico pode ser desanimador. Diante disso, só o que posso afirmar é que as aulas online são perfeitas e as melhores são as do Descomplica. Se você tem dúvidas se o Descomplica é bom para o Enem, acesse o link no banner abaixo.
Algumas atividades de crase
As questões 1 e 2 se baseiam num soneto de Cruz e Souza (1861-1898) e num trecho de uma carta de Mário de Andrade (1835-1945) a Manuel Bandeira (1886-1968).
Alma fatigada
Nem dormir nem morrer na fria Eternidade!
Mas repousar um pouco e repousar um tanto,
Os olhos enxugar das convulsões do pranto,
Enxugar e sentir a ideal serenidade.
A graça do consolo e da tranquilidade
De um céu de carinhoso e perfumado encanto,
Mas sem nenhum canal e mórbido quebranto,
Sem o tédio senil da vã perpetuidade.
Um sonho lirial d’estrelas desoladas,
Onde almas febris, exaustas, fatigadas
Possam se recordar e repousar tranquilas!
Um descanso de Amor, de celestes miragens,
Onde eu goze outra luz de místicas paisagens
E nunca mais pressinta o remexer das argilas!
( CRUZ E SOUZA. Obra completa. Rio de Janeiro: Editora José Aguilar, 1961, p. 191-192)
Carta a Manuel Bandeira, S. Paulo, 28-III-31
Manú,
Bom-dia. Amanha é domingo pé-de-cachimbo, e levarei sua carta, (isto e vou ainda rele-la pra ver si a posso levar tal como está, ou não podendo ainda contarei) pra Alcantara com Lolita que tambem ficarão satisfeitos de saber que você já está mais fagueirinho e o acidente não terá consequencia nenhuma. Esse caso de você ter medo duma possivel doença comprida e chupando lentamente o que tem de perceptível na gente, pro lado lá da morte, é mesmo um caso serio. Deve ser danado a gente morrer com lentidão, mas em todo caso sempre me parece inda, não mais danado, mas semvergonhamente pueril, a gente morrer de repente. Eu jamais que imagino na morte, creio que você sabe disso. Aboli a morte do mecanismo da minha vida e embora já esteja com meus trinteoito anos, faço projetos pra daqui a dez anos, quinze, como si pra mim a morte não tivesse de “vim”...como todos pronunciam. A ideia da morte desfribra danadamente a atividade, dá logo vontade da gente deitar na cama e morrer, irrita. Aboli a noção de morte prá minha vida e tenho me dado bem regularmente com êsse pragmatismo inocente. Mas levado pela sua carta, não sei, mas acho que não me desagradava não me pôr em contacto com a morte, ver ela de perto, ter tempo pra botar os meus trabalhos do mundo em ordem que me satisfaça e diante da infalível vencedora, regularisar pra com Deus o que em mim sobrar de inutil pro mundo.
( MARIO DE ANDRADE. Cartas de Mário de Andrade a Manuel Bandeira. Rio de Janeiro: Organizações Simões, 1958, p. 269-270.)
1-) Os dois textos apresentados focalizam, sob pontos de vista distintos, a relação entre a vida e a morte ou entre a vida e a eternidade. Releia atentamente o soneto de Cruz e Souza e, partindo do pressuposto de que o Simbolismo brasileiro desenvolveu e ampliou algumas características do Romantismo, identifique no desenvolvimento do conteúdo do soneto, sobretudo no desejo manifestado nos últimos três versos, uma característica típica do Romantismo. (1,0)
2-) O autor da carta, Mário de Andrade, propõe a si mesmo a criação de um discurso literário próprio, culto, mas com aproveitamentos de recursos e soluções da linguagem coloquial. Identifique no texto a ocorrência de casos relacionados à colocação pronominal que seguem essa ideia. Transcreva-os e corrija-os em seguida. (1.0)
3-) (TIRADENTES) “Na cidade das Tartarugas, os visitantes assistem __ postura dos ovos (de maio __ junho), admiram os bebês de um __ três anos na enfermaria e vêem a clínica, o laboratório e as diferentes espécies doadas __ particulares. Depois de 5 ou 6 anos, os pequenos animais são soltos entre os adultos nas zonas de repovoamento do maciço de Maures, na costa da Provença”. (Revista Geográfica Universal)
Assinale a opção que completa CORRETAMENTE as lacunas do texto:
a) ( ) à – a – a – por
b) ( ) à – à – à – por
c) ( ) a – à – à – de
d) ( ) a – a – aos – de
e) ( ) a – à – aos – a
4-) (UGF) Assinale a opção que completa corretamente a seguinte frase:
“Os solos não _____ a unidade necessária para que _____ colheitas abundantes que trouxessem _____ população melhores dias”.
a) reteram - houvesse – a
b) reteram – houvessem – há
c) retêm - haja - a
d) retiveram - houvesse – à
e) retiveram – houvessem - a
5-) (NCE) Está incorreta quanto ao emprego do acento da crase a oração:
a) A doação de livros às crianças carentes foi feita com muita pompa.
b) A situação era desfavorável à candidata.
c) A empresa dará à você as condições necessárias para o trabalho.
d) O comércio varejista está preferindo as vendas à vista.
e) O candidato recorreu à justiça para fazer valer o seu direito.
6-)(NCE) Para o correto preenchimento das lacunas da frase “Soube _____ dois dias que já está _____ disposição dos interessados na Internet _____ informação sobre o concurso”, têm de ser usadas, respectivamente, as formas:
a) à – há – a;
b) à – a – há;
c) há – à – a;
d) há – a – à;
e) a – há – à.
7-)(NCE) Observe as frases abaixo.
I – Gostaria de ir ___ Marselha num grande cargueiro.
II – Dedicava-se ___ publicidade numa agência pequena.
III – Já estive ___ bordo de um transatlântico.
A opção que corresponde, na sequência, ao preenchimento correto das lacunas é:
a) à – à – à. b) à – à – a. c) à – a – a. d) a – à – à. e) a – à – a.
8-)(NCE) Assinale a alternativa que completa corretamente a frase: “Após ___ reunião, de 13h30 ___ 15h30, todos foram ___ biblioteca”.
a) a – à – à. b) a – a – à. c) à – à – a. d) à – a – a. e) a – à – a.
9-)(NCE) Considere as frases: “Minha irmã foi ____ praia. Lá encontrou ____ amigas, ____ quem contou sobre sua viagem.” A opção que, na seqüência, completa corretamente as frases é:
a) a – as – a. b) a – às – a. c) à – às – à. d) à – as – à. e) n.d.a.
10-)(FURRN) “Eles conversavam animadamente, ______ recordar ______ inúmeras aventuras ______ quais haviam renunciado”.
a) a - às – as. b) à - às – às. c) a - as – às. d) à - às – as. e) à - as – às.
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