Descomplica é bom para estudar crase


exercício-descomplica-é-bom-enemAs questões abaixo tratam de assuntos bastante importantes nas provas como a do Enem, vestibulares e concursos públicos. Trabalhar com a crase é abordar assuntos como a transitividade dos verbos, os termos acessórios, ou melhor, integrantes da oração e ainda a própria regência verbal. Isso é importante ainda mais quando consideramos que a regência pode alterar o sentido dos enunciados. Bem, nem preciso dizer que na redação do Enem, a ter o sentido do seu argumento modificado por causa de um simples sinal gráfico pode ser desanimador. Diante disso, só o que posso afirmar é que as aulas online são perfeitas e as melhores são as do Descomplica. Se você tem dúvidas se o Descomplica é bom para o Enem, acesse o link no banner abaixo.

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Algumas atividades de crase

As questões 1 e 2 se baseiam num soneto de Cruz e Souza (1861-1898) e num trecho de uma carta de Mário de Andrade (1835-1945) a Manuel Bandeira (1886-1968).

Alma fatigada

Nem dormir nem morrer na fria Eternidade!

Mas repousar um pouco e repousar um tanto,

Os olhos enxugar das convulsões do pranto,

Enxugar e sentir a ideal serenidade.

A graça do consolo e da tranquilidade

De um céu de carinhoso e perfumado encanto,

Mas sem nenhum canal e mórbido quebranto,

Sem o tédio senil da vã perpetuidade.

Um sonho lirial d’estrelas desoladas,

Onde almas febris, exaustas, fatigadas

Possam se recordar e repousar tranquilas!

Um descanso de Amor, de celestes miragens,

Onde eu goze outra luz de místicas paisagens

E nunca mais pressinta o remexer das argilas!

( CRUZ E SOUZA. Obra completa. Rio de Janeiro: Editora José Aguilar, 1961, p. 191-192)

Carta a Manuel Bandeira, S. Paulo, 28-III-31

Manú,

Bom-dia. Amanha é domingo pé-de-cachimbo, e levarei sua carta, (isto e vou ainda rele-la pra ver si a posso levar tal como está, ou não podendo ainda contarei) pra Alcantara com Lolita que tambem ficarão satisfeitos de saber que você já está mais fagueirinho e o acidente não terá consequencia nenhuma. Esse caso de você ter medo duma possivel doença comprida e chupando lentamente o que tem de perceptível na gente, pro lado lá da morte, é mesmo um caso serio. Deve ser danado a gente morrer com lentidão, mas em todo caso sempre me parece inda, não mais danado, mas semvergonhamente pueril, a gente morrer de repente. Eu jamais que imagino na morte, creio que você sabe disso. Aboli a morte do mecanismo da minha vida e embora já esteja com meus trinteoito anos, faço projetos pra daqui a dez anos, quinze, como si pra mim a morte não tivesse de “vim”...como todos pronunciam. A ideia da morte desfribra danadamente a atividade, dá logo vontade da gente deitar na cama e morrer, irrita. Aboli a noção de morte prá minha vida e tenho me dado bem regularmente com êsse pragmatismo inocente. Mas levado pela sua carta, não sei, mas acho que não me desagradava não me pôr em contacto com a morte, ver ela de perto, ter tempo pra botar os meus trabalhos do mundo em ordem que me satisfaça e diante da infalível vencedora, regularisar pra com Deus o que em mim sobrar de inutil pro mundo.

( MARIO DE ANDRADE. Cartas de Mário de Andrade a Manuel Bandeira. Rio de Janeiro: Organizações Simões, 1958, p. 269-270.)

1-) Os dois textos apresentados focalizam, sob pontos de vista distintos, a relação entre a vida e a morte ou entre a vida e a eternidade. Releia atentamente o soneto de Cruz e Souza e, partindo do pressuposto de que o Simbolismo brasileiro desenvolveu e ampliou algumas características do Romantismo, identifique no desenvolvimento do conteúdo do soneto, sobretudo no desejo manifestado nos últimos três versos, uma característica típica do Romantismo. (1,0)

2-) O autor da carta, Mário de Andrade, propõe a si mesmo a criação de um discurso literário próprio, culto, mas com aproveitamentos de recursos e soluções da linguagem coloquial. Identifique no texto a ocorrência de casos relacionados à colocação pronominal que seguem essa ideia. Transcreva-os e corrija-os em seguida. (1.0)

3-) (TIRADENTES) “Na cidade das Tartarugas, os visitantes assistem __ postura dos ovos (de maio __ junho), admiram os bebês de um __ três anos na enfermaria e vêem a clínica, o laboratório e as diferentes espécies doadas __ particulares. Depois de 5 ou 6 anos, os pequenos animais são soltos entre os adultos nas zonas de repovoamento do maciço de Maures, na costa da Provença”. (Revista Geográfica Universal)

Assinale a opção que completa CORRETAMENTE as lacunas do texto:

a) ( ) à – a – a – por

b) ( ) à – à – à – por

c) ( ) a – à – à – de

d) ( ) a – a – aos – de

e) ( ) a – à – aos – a

4-) (UGF) Assinale a opção que completa corretamente a seguinte frase:

“Os solos não _____ a unidade necessária para que _____ colheitas abundantes que trouxessem _____ população melhores dias”.

a) reteram - houvesse – a

b) reteram – houvessem – há

c) retêm - haja - a

d) retiveram - houvesse – à

e) retiveram – houvessem - a

5-) (NCE) Está incorreta quanto ao emprego do acento da crase a oração:

a) A doação de livros às crianças carentes foi feita com muita pompa.

b) A situação era desfavorável à candidata.

c) A empresa dará à você as condições necessárias para o trabalho.

d) O comércio varejista está preferindo as vendas à vista.

e) O candidato recorreu à justiça para fazer valer o seu direito.

6-)(NCE) Para o correto preenchimento das lacunas da frase “Soube _____ dois dias que já está _____ disposição dos interessados na Internet _____ informação sobre o concurso”, têm de ser usadas, respectivamente, as formas:

a) à – há – a;

b) à – a – há;

c) há – à – a;

d) há – a – à;

e) a – há – à.

7-)(NCE) Observe as frases abaixo.

I – Gostaria de ir ___ Marselha num grande cargueiro.

II – Dedicava-se ___ publicidade numa agência pequena.

III – Já estive ___ bordo de um transatlântico.

A opção que corresponde, na sequência, ao preenchimento correto das lacunas é:

a) à – à – à. b) à – à – a. c) à – a – a. d) a – à – à. e) a – à – a.

8-)(NCE) Assinale a alternativa que completa corretamente a frase: “Após ___ reunião, de 13h30 ___ 15h30, todos foram ___ biblioteca”.

a) a – à – à. b) a – a – à. c) à – à – a. d) à – a – a. e) a – à – a.

9-)(NCE) Considere as frases: “Minha irmã foi ____ praia. Lá encontrou ____ amigas, ____ quem contou sobre sua viagem.” A opção que, na seqüência, completa corretamente as frases é:

a) a – as – a. b) a – às – a. c) à – às – à. d) à – as – à. e) n.d.a.

10-)(FURRN) “Eles conversavam animadamente, ______ recordar ______ inúmeras aventuras ______ quais haviam renunciado”.

a) a - às – as. b) à - às – às. c) a - as – às. d) à - às – as. e) à - as – às.


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